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Alfredo Manevy abre Festival internacional de cinema da língua portuguesa no Rio

Filme é uma recriação a partir de imagens de arquivos raros, garimpados pelo cineasta, em uma pesquisa minuciosa da vida e obra do compositor de “Nervos de Aço”, entre outros sucessos que ultrapassam gerações

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Alfredo Manevy abre Festival internacional de cinema da língua portuguesa no Rio (Foto: Divulgação)
Alfredo Manevy abre Festival internacional de cinema da língua portuguesa no Rio (Foto: Divulgação)

Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor”, documentário musical de Alfredo Manevy, é o filme de abertura da Mostra FESTin Rio, que começa nesta terça-feira (17), e vai até o dia 29 de outubro, na Caixa Cultural do Rio. O diretor participa da atividade nesta terça-feira (17), às 18h, falando sobre a experiência do documentário, que celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, a contribuição musical e o contexto histórico do compositor.

“É muito significativo exibir este filme no Rio de Janeiro graças ao FESTin. Foi no Rio que Lupicínio deu a entrevista chave que era dada como perdida. E que estrutura nosso filme. Ao encontrarmos essa entrevista e realizarmos um trabalho de limpeza, descobrimos também que foi Lupi quem pediu para ser ouvido e dar sua versão da história. E sem dúvida alguma, toda sua fala revela que, mesmo tomando uma garrafa de whisky, e com bom humor, ele tem uma visão profunda da música popular brasileira e de sua trajetória. Tentamos sobretudo evitar um olhar anedótico que geralmente prepondera sobre ele, e assim dramatizando e dando a devida força a sua trajetória”, destacou Manevy.

O filme é uma recriação a partir de imagens de arquivos raros, garimpados pelo cineasta, em uma pesquisa minuciosa da vida e obra do compositor de “Nervos de Aço”, entre outros sucessos que ultrapassam gerações. É um filme que acompanha a trajetória de Lupicínio como compositor, tendo como foco a potência de suas letras e a poesia que ele criou ao falar do amor, do desamor, do ciúme e do abandono. A montagem de Isabel Castro equilibra a força estética dessas imagens de arquivo, arrancando elogios da crítica especializada em eventos de todo país, entre eles a Mostra de SP e Aruanda.

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