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Festival reúne amantes de trilhas sonoras e profissionais do cinema

9° edição do Festival Musimagem reúne amantes de trilhas sonoras e profissionais do cinema em evento híbrido e gratuito de 4 a 10 de dezembro

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(Foto: Reprodução)

A 9ª edição do Festival Musimagem chega à Niterói a fim de popularizar o trabalho dos profissionais da trilha sonora, que costumam ficar restritos aos bastidores. O público pode acompanhar a programação presencialmente na Universidade Federal Fluminense (UFF), se dividindo entre o Centro de Artes UFF e o Instituto de Arte e Comunicação (IACS), em Niterói, de 4 a 7 de dezembro.

Além disso, o Festival preparou uma programação virtual que vai trazer convidados internacionais, de 8 a 10 de dezembro no site do festival (https://festival.musimagembrasil.com) e YouTube da Musimagem Brasil (https://www.youtube.com/c/MusimagemBrasil).

Ao longo de quase uma década de história, o Festival Musimagem vem se consolidando como um dos maiores eventos de soundtracks do mundo. O evento é o mais relevante representante da América Latina e o único do mundo feito por profissionais da área. “O público não conhece o rosto dos compositores que nos emocionam e nos fazem entrar na história de um filme, uma série. Estamos muito felizes com a 9ª edição do Festival Musimagem, que vai mexer não só com o meio audiovisual, mas também com o público, que vai conhecer alguns compositores e histórias dos bastidores”, conta Marcos Souza, presidente do Musimagem Brasil.

Um dos maiores nomes da música brasileira, o maestro Remo Usai foi responsável pela trilha de mais de 120 filmes ao longo da carreira. O Prêmio Remo Usai leva seu nome a fim de homenagear o maestro e outros grandes nomes da cultura nacional. A celebração acontece tradicionalmente durante o Festival Musimagem e, este ano, escolheu Egberto Gismonti, que compôs mais de 60 trilhas, entre elas Estorvo (2000), Chico Xavier (2010), Kuarup (1989), entre outras.

Remo Usai (Foto: Reprodução)

O Festival Musimagem é o representante da América Latina de grandes encontros entre profissionais e amantes das trilhas sonoras. São 9 edições completas com mais de 200 atrações ao longo dos anos, entre debates, palestras, cursos e concertos, sempre com a participação dos artistas que integram a orquestra do Festival. Em 2022, o evento aconteceu em São Paulo e reuniu mais de mais de 12 mil acessos nas plataformas virtuais.

Confira a programação completa do evento:

PROGRAMAÇÃO
Dia 04/12 – IACS – presencial
10h – Curso: Publicidade e trilhas sonoras
Local: CASARÃO – Auditório Interartes
Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados.
Zeh Netto (RJ)

14h – Curso – O Som no Cinema Brasileiro
Local: CASARÃO – Auditório Interartes
Música fílmica e suas relações com os demais elementos sonoros (vozes, ruídos, silêncios) e com as imagens. Apontamentos sobre uma história da tecnologia, intermidialidade, imbricações com a indústria fonográfica, momentos de mudanças tecnológicas, técnicas e seus impactos narrativos sobre os filmes e sobre sua recepção.
Fernando Morais (RJ)

Dia 05/12 – Iacs e Centro de Artes UFF – presencial
10h às 11h – Palestra – VIOLÃO EXPANDIDO
Local: CASARÃO – Auditório Interartes
Processos de realização do documentário DESVENDANDO O VIOLÃO EXPANDIDO roteiro e interpretação Mario da Silva, dirigido por Anaí Bagnolin. A Palestra irá abordar como as técnicas expandidas para violão podem ser uma ferramenta estética útil para a realização de trilhas sonoras.
Documentário disponível em https://www.mariodasilva.com/videos
Mario da Silva (RJ)

11h às 12h – Debate: Direitos autorais e os que lhes são conexos das obras musicais, inseridas numa obra audiovisual
Local: CASARÃO – Auditório Interartes
Marcel Camargo e Godoy & Marcela Godoy (Assim SP)
Mediador: Tim Rescala (Musimagem RJ)

13h às 14h15 Debate: Direitos Autorais no Audiovisual
Local: CEART
Como funciona a arrecadação e a distribuição dos direitos autorais no audiovisual? Os direitos autorais estão atualmente no centro dos debates sobre os contratos com as plataformas de streaming, entre outros assuntos.
Mario Sergio Campos (ECAD) e Diogo Rocha (Abramus)
Mediador Marcos Souza (Musimagem RJ)

19h30 – Abertura do Festival – Local: CEART – Entrada R$ 5,00
1-Mario da Silva (violão), Ana Oliveira & Sergio Raz (violino e violão) em homenagem ao premiado do ano Egberto Gismonti
2- Mike del Ferro (piano – Holanda) – When you Wish Upon a Star / Someday my Prince will come. (Disney movies), Once upon a Time in the West (Morricone), Over the Rainbow (Wizard of OZ)
Dia 06/12 – Iacs e Centro de artes UFF – presencial
10h – Debate: Lançamento do livro “Entrevistas com Compositores Brasileiros de Música para Audiovisual e Dramaturgia”
Local: CASARÃO – Auditório Interartes
Lucas Bonetti e os compositores Claudia Usai, Tim Rescala e Alex Pfeiffer compõem este debate sobre as metanarrativas presentes no livro, que acabam por formar um importante compêndio sobre como se dá parte da produção de trilhas sonoras e trilhas musicais no Brasil hoje, além de apontar para o passado, para compreendermos melhor as principais mudanças que aconteceram ao longo das últimas décadas.
Lucas Bonetti (SP), Claudia Usai (RJ), Tim Rescala (RJ) e Alex Pfeiffer (RJ)

13h às 14h15 – DEBATE – Regendo trilhas sonoras
Local: CEART
Os compositores internacionais Matthijs Kieboom da Holanda e Harry Gregson-Williams e os brasileiros Marcelo Falcão e Tim Rescala conversam sobre as características e peculiaridades de se reger uma trilha sonora orquestral
Matthijs Kieboom (Holanda), Harry Gregson-Williams (Inglaterra), Tim Rescala (RJ)
Marcelo Falcão (Brasil) – Mediador
Parceria com Consulado Holandês do Rio de Janeiro

19h30 – Concerto de trilhas nacionais e internacionais: Quarteto de Cordas da UFF & Convidados – HIBRIDO – Entrada R$ 5,00
Local: CEART E ONLINE YOUTUBE MUSIMAGEM
Trilhas de Shrek a Crônicas de Nárnia, Exterminador do Futuro aos brasileiros Egberto Gismonti, Francisco Mário, Sergio Saraceni e Remo Usai!!
Quarteto de Cordas da UFF & Convidados
Regências: Alexey Kurkdjian, Harry Gregson-Williams e Matthijs Kieboom

  • Entrega do prêmio Remo Usai 2023 a Egberto Gismonti
  • Trilhas nacionais e internacionais

Dia 7/12 – Local: Centro de Artes UFF – presencial
14h – Cine Arte UFF – Filme “Wolf” com música de Matthijs Kieboom

18h – palestra com o compositor holandês Matthijs Kieboom
Local: CEART
Matthijs Kieboom é um dos compositores mais procurados e bem estabelecidos na Holanda. Apesar de sua idade relativamente jovem, ele tem sido um compositor em tempo integral por mais de uma década e recentemente se tornou o chefe do departamento de música de cinema em um dos principais conservatórios da Holanda. Tradução para português ao vivo – LEVAR FONE

20h – palestra com o compositor inglês Harry Gregson-Williams
Local: CEART
Harry Gregson-Williams (Londres, 13 de dezembro de 1961) é um compositor, maestro, orquestrador e produtor musical britânico. Ele compôs músicas para videogames, televisão e filmes, incluindo Spy Game, The Chronicles of Narnia: X-Men Origins: Wolverine, Antz, Chicken Run, the Shrek franchise, Arthur Christmas, Early Man, and Catch-22. Tradução para português ao vivo – LEVAR FONE

Dia 08/12 – Somente Online – youtube da Musimagem

10h – PALESTRA: Nicola Piovani e sua obra
O compositor italiano Nicola Piovani, vencedor do Oscar pela música de “A vida é bela”, e autor de mais de duzentas trilhas para diretores como Federico Fellini, Irmãos Taviani, entre muitos outros, fala sobre a sua carreira e a sua música
Nicola Piovani (Itália)
Zeh Netto – mediador (Brasil)

15h – PALESTRA: O papel do Supervisor Musical
*O que é um Supervisor Musical e sua importância para uma produção audiovisual
*As responsabilidades de um Supervisor Musical
*Supervisor Musical x Curador Musical x Produtor Musical
*Técnica, conhecimento musical, melhores práticas e network na bagagem do Supervisor Musical
*Guild Of Music Supervisor BR – entidade recém-criada no Brasil ligada diretamente ao GMS USA – O que é o GMS BR e suas atribuições
José Celso Guida (RJ)
Lucas Faria (RJ)
Mario Dipoi (SP)
Gui Amabis (SP)

17h – DEBATE: Tocando trilhas sonoras
A renomada flautista Sara Andon e o contrabaixista e orquestrador Norman Ludwin, ambos sediados em Los Angeles, além do compositor e maestro espanhol Diego Navarro conversam sobre as características e peculiaridades de se tocar um instrumento numa trilha sonora.
Sara Andon (EUA), Norman Ludwin (EUA), Diego Navarro (Espanha)
Alexey Kurkdjian – mediador (Brasil)

20h – PALESTRA: Brad Fiedel e sua obra
O nova-iorquino Brad Fiedel, compositor de mais de uma centena de trilhas, incluindo “O Exterminador do Futuro” e suas sequências, True Lies, Timecop e Johnny Mnemonic, fala sobre sua carreira e sua música
Brad Fiedel (EUA)
João Batista Melo, mediador (Brasil), Zeh Netto, mediador (Brasil)

Dia 09/12 – Somente Online – youtube da Musimagem

10h – PALESTRA: Festivais de trilhas sonoras e a diversidade cultural
O jornalista espanhol Gorka Oteiza fala sobre sua experiência na cobertura de festivais em locais diversos como o Brasil, Espanha, República Checa, Alemanha, e sobre o encontro com a diversidade de culturas, compositores, públicos, reunidos em torno do gênero da trilha sonora
Gorka Oteiza (Espanha)

13h – DEBATE: Pais e filhos no mundo das trilhas sonoras
O compositor e regente norte-americano Peter M. Bernstein, autor da música para dezenas de filmes e séries, incluindo “ Caravana da Coragem – Uma aventura Ewok”, além de orquestrador de filmes como “Ghostbuster – Caça Fantasmas” e o vídeo “Thriller” com Michael Jackson, e o compositor brasileiro Marcos Souza, falam sobre suas carreiras e sobre a obra de seus pais, Elmer Bernstein e Chico Mário
Peter M. Bernstein (EUA), Marcos Souza (Brasil)
Alexandre Guerra, mediador (Brasil)

17h – DEBATE: Mulheres compositoras e as trilhas sonoras
As compositoras Heather McIntosh e Allyson Newman, co-presidentes da Alliance for Women Film Composers, e Catherine Joy, ex-presidente da entidade, conversam sobre a presença feminina no mundo das trilhas sonoras
Catherine Joy (EUA), Heather McIntosh (EUA), Allyson Newman (EUA / Austrália)
Marion Lemonnier, mediadora (Brasil/França)

20h – PALESTRA: Plinio Profeta e sua obra
Plinio Profeta é um músico, compositor de trilhas sonoras e produtor musical. Ganhou o prêmio de melhor Trilha Sonora Original da Academia Brasileira de Cinema por duas vezes, com “O Palhaço” em 2011 e “O Filme da Minha Vida” em 2018. No início de sua carreira, Profeta ganhou um Grammy Latino pela produção do álbum de Lenine “Falange Canibal”.
Plinio Profeta (RJ)

Dia 10/12 – Somente Online – youtube da Musimagem

10h – LANÇAMENTO DE LIVRO E DEBATE:
Lançamento do livro: “Você compositor: contextos determinantes para a criação musical” e a palestra: “Investigando os processos criativos em música”.
Felipe Radicetti (Brasil)

15h – DEBATE: Debbie Wiseman e sua obra
A inglesa Debbie Wiseman, autora de cerca de 150 trilhas sonoras, incluindo todas as temporadas de “Padre Brown”, e que foi convidada para escrever algumas das músicas executadas na solenidade de coroação do Rei Charles III, fala sobre a sua carreira e sua obra musical
Debbie Wiseman (Inglaterra), João Batista Melo, mediador (Brasil)
Natalia Machiavelli, mediadora (Brasil)

17h – PALESTRA: As novas gerações de compositores de trilhas sonoras
O compositor sueco Mikael Carlsson, CEO da gravadora MovieScore Media, e Pinar Toprak, compositora de “Capitã Marvel”, “Terra dos Sonhos” e “Cidade Perdida”, conversam sobre o impacto das novas gerações de compositores no mundo das trilhas sonoras
Mikael Carlsson (Suécia), Pinar Toprak (USA),
Alex Pfeiffer, mediador (Musimagem RJ)

20h – DEBATE: Os compositores da “Era Dourada” das trilhas nos Estados Unidos e no Brasil
Robert Townson, que produziu mais de mil álbuns de trilhas sonoras, conversa com o compositor e pesquisador Alexandre Guerra, autor da música de dezenas de filmes e séries incluindo “O Tempo e o Vento”, falam sobre os principais nomes da história do gênero no Brasil e nos Estados Unidos
Robert Townson (EUA)
Alexandre Guerra (Brasil)

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