Segundo a psicologia: "Quanto mais você se força a ver o lado bom de tudo, menos se conhece quando enfrenta seus sentimentos reais." Sobre positividade tóxica e a perda de si mesmo - Super Rádio Tupi
Conecte-se conosco
x

Entretenimento

Segundo a psicologia: “Quanto mais você se força a ver o lado bom de tudo, menos se conhece quando enfrenta seus sentimentos reais.” Sobre positividade tóxica e a perda de si mesmo

A positividade tóxica e o perigo de tentar ver o lado bom de tudo o tempo inteiro.

Publicado

em

Compartilhe
google-news-logo
Segundo a psicologia: "Quanto mais você se força a ver o lado bom de tudo, menos se conhece quando enfrenta seus sentimentos reais." Sobre positividade tóxica e a perda de si mesmo
Positividade tóxica é a insistência compulsiva em ver o lado bom de tudo, ignorando completamente as emoções negativas.

Há uma frase que ecoa em conversas, redes sociais e conselhos bem-intencionados de amigos: veja o lado positivo. A ideia parece saudável, mas quando se torna obrigação diária, quando a pessoa reprime raiva, tristeza e medo para manter uma máscara de tudo bem, nasce o que a psicologia chama de positividade tóxica, uma armadilha invisível que desgasta mais do que consolida.

O que é positividade tóxica e como ela aparece no dia a dia?

Positividade tóxica é a insistência compulsiva em ver o lado bom de tudo, ignorando completamente as emoções negativas que nascem naturalmente das situações difíceis. Ela desgasta porque nos obriga a ignorar os sentimentos mais profundos e, em muitos casos, os mais importantes que temos, que está longe de ser algo saudável.

A diferença é sutil mas crucial. Otimismo genuíno reconhece a dificuldade e segue adiante. Positividade tóxica nega a dificuldade, fingindo que ela não existe, e cobra da pessoa que sinta apenas alegria. A positividade tóxica nos condiciona a esconder nossa negatividade, e em determinado momento, isso vai acabar nos consumindo.

Quando alguém perde o emprego e você responde com “agora você tem tempo livre”.

Como a positividade tóxica invalida emoções legítimas?

Quando alguém perde o emprego e você responde com “agora você tem tempo livre”, ou quando alguém passa por divórcio e ouve “você vai encontrar alguém melhor”, o que acontece é invalidação emocional. Essa pessoa pode se sentir incompreendida e ainda mais triste, porque o medo e a preocupação dela não foram reconhecidos.

O problema está em negar o que é real. A pessoa não precisa de um lado positivo forçado, precisa de espaço para sentir o que sente, sem ser julgada ou corrigida:

1
Nega a legitimidade da dor Diz ao sofredor que ele deveria estar feliz, ignorando completamente o que ele sente.
2
Isola emocionalmente Pessoa para de compartilhar problemas por saber que será invalidada, ficando sozinha com a dor.
3
Cria pressão por perfeição Cobra que seja produtivo, grato e feliz mesmo em situações que justificam o luto ou a raiva.
4
Reprime o processamento emocional Emoções negativas não são resolvidas, apenas escondidas, acumulando-se internamente.

Por que emoções “negativas” são na verdade essenciais?

Tristeza, raiva e medo não são inimigos. São mensageiros que trazem informação sobre o que importa para cada um. Como seres humanos, fomos feitos e aptos para vivenciar cada uma dessas emoções, sejam elas agradáveis ou não. Expor-se aos sentimentos ruins de vez em quando é mais que necessário para que você desenvolva suas habilidades emocionais, seu poder de cura e seu aprendizado dentro das próprias relações.

Quando alguém reprime essas emoções, o que deveria ser aprendizado se torna trauma acumulado. A tristeza de um luto não processado vira depressão. A raiva de uma injustiça guardada vira ressentimento. O medo não reconhecido vira ansiedade crônica.

E o custo dessa repressão constante?

Fingir que está bem o tempo todo tem um preço alto. Ser positivo o tempo todo, ao contrário do que se acredita, pode causar desgaste emocional e impedir o amadurecimento psicológico. Fingir que está tudo bem o tempo todo tem um custo invisível, que se acumula aos poucos no corpo e na mente.

Como a positividade tóxica se diferencia do otimismo saudável?

A confusão é comum. Otimismo reconhece a realidade difícil e acredita na possibilidade de melhora. Positividade tóxica nega a realidade, exigindo alegria artificial em seu lugar. É muito importante entender a diferença entre os dois assuntos, pois o ideal é que a positividade não seja inexistente, mas, sim, moderada. A prática do otimismo e gratidão fazem bem ao ser humano, a questão aqui é a invalidação e repetição.

Veja o contraste claro entre os dois:

Situação Otimismo saudável Positividade tóxica
Alguém perde o emprego Crise de renda Reconhece o medo legítimo e oferece apoio prático enquanto acredita em capacidade de retomada. Força euforia: “agora tem tempo livre!”
Alguém passa por divórcio Fim de relacionamento Valida a tristeza enquanto sugere que haverá reconstrução gradual da vida. “Encontrará alguém melhor, era ruim mesmo!”
Alguém lida com luto Morte de pessoa querida Honra a dor, valida a perda, oferece presença constante na tristeza. “Está em lugar melhor agora, não fique triste!”
Relação com as próprias emoções Como lidar internamente Sente o que precisa sentir e busca crescimento através da experiência. Reprime sentimentos “ruins” por culpa de não estar positivo

Como escapar do ciclo da positividade tóxica?

O primeiro passo é dar permissão a si mesmo para não estar bem. Tudo bem não estar bem o tempo todo, contudo não é isso que a positividade tóxica prega. Tristeza, medo e raiva são informações válidas sobre a vida que merece ser ouvida, não silenciada.

Mudanças práticas que funcionam:

  • Deixe de responder frases feitas quando alguém compartilha dor, apenas ouça com empatia.
  • Reconheça em si mesmo quando está reprimindo emoção legítima por obrigação de parecer bem.
  • Saia de redes que cobram felicidade constante, se isso afeta seu bem-estar.
  • Procure terapia se a repressão crônica virou padrão invisível na sua vida.
  • Valide seus próprios sentimentos antes de tentar resolver a situação.

Qual é o papel das redes sociais nesse ciclo?

Plataformas amplificam a positividade tóxica. Posts voltados para motivação exacerbada, falando sobre o lado bom da vida e a necessidade de produzir o tempo todo representam esse padrão prejudicial. O que vira normalizado é a ilusão, não a realidade.

Leia também: Hábitos antigos que deixavam a convivência mais próxima e hoje viraram lembrança de infância.

Vale a pena perseguir positividade o tempo inteiro?

Não. O que vale é equilibrar realismo com esperança, reconhecer a dor enquanto acredita em melhora possível. A vida é feita de altos e baixos, e negar os baixos não os apaga, apenas congela a pessoa em uma mentira que tarde ou cedo explode.

Ser psychologicamente saudável não é ser feliz eternamente. É permitir-se sentir cada emoção, aprender o que ela traz, e seguir adiante com mais sabedoria. A positividade tóxica oferece alívio aparente, mas cobra um preço muito alto no silêncio da mente que não pode mais gritar o que de verdade sente.