Rio
Idoso acredita em ligação da Receita e perde R$ 15 mil para criminosos
Criminoso ligou para a vítima alegando dívida e mulher foi à casa para consumar o roubo
Um aposentado de 83 anos teve um prejuízo de aproximadamente R$ 15 mil em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, após cair em um golpe que combinou um falso telefonema da Receita Federal com uma visita presencial para finalizar a fraude. De acordo com a Globo, o crime começou com uma ligação informando sobre uma suposta dívida de R$ 3 mil com o órgão.
Ainda muito abalado, Claudionor Lopes de Almeida conta que a abordagem do criminoso foi convincente. “A conversa foi me comprando, dobrou a mente. Aí eu me perdi todinho”, relatou o idoso, que estava sozinho em casa no momento do contato.
A vítima afirma que o golpista, que se passava por um atendente, disse que enviaria uma pessoa à sua residência para resolver a pendência.
Golpista foi à casa da vítima
Pouco depois da ligação, uma mulher foi até a casa do aposentado. Câmeras de segurança registraram sua entrada no imóvel, onde permaneceu por cerca de 17 minutos. Segundo Claudionor, ela levou dinheiro, cartões bancários com as senhas e um celular, enquanto um motociclista aguardava do lado de fora para a fuga.
Emocionado, o idoso lamentou o golpe. “Você vive trabalhando honestamente a vida toda. Vem uma pessoa à sua casa e te engana. Ser enganado magoa muito, machuca muito”, desabafou.
Receita faz alerta
A Receita Federal informou que não realiza visitas domiciliares sem agendamento prévio e que seus servidores sempre se identificam com documentação oficial. O órgão também reforçou que nunca solicita cartões, senhas ou dados bancários, orientando a população a utilizar apenas os canais oficiais de atendimento.