Emissora rebate nota de repúdio do Flamengo: ‘A Globo não mistura jornalismo e negócios’

Em comunicado na última segunda-feira, diretoria rubro-negra insinuou que cobertura do canal ao um ano da tragédia do Ninho tem motivação comercial

(Foto/Arte: Super Rádio Tupi)

A briga entre Flamengo e TV Globo ganhou mais um round na última terça-feira. Após a diretoria rubro-negra emitir uma nota de repúdio contra as declarações do apresentador Fausto Silva, a emissora da família Marinho resolveu se defender, afirmando que “não mistura jornalismo e negócios”. A ilação sugerida pelo Flamengo não tem cabimento. Chega a ser ofensiva”, diz o início do comunicado oficial.

Durante o programa “Domingão do Faustão”, exibido no último domingo, o apresentador relembrou a tragédia do incêndio no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, que vitimou 10 jovens atletas da base do Flamengo, e completou um ano no último sábado. Em sua fala, Faustão classificou a atitude de dirigentes rubro-negros com as famílias dos meninos mortos como “inadmissível” e “indecente”.

Com a repercussão da declaração, o Flamengo se defendeu das críticas por meio de texto publicado na noite da última segunda-feira. Nele, a diretoria do clube insinuou que a fala do apresentador foi feita devido a falta de acordos comerciais e financeiros com a emissora.

Abaixo, leia a nota completa emitida pela TV Globo:

“A ilação sugerida pelo Flamengo não tem cabimento. Chega a ser ofensiva. O marco de um ano desde o trágico acontecimento mais do que justifica a recente cobertura, que vem sendo feita por todos os veículos de imprensa. Ao longo de todo 2019, a Globo exibiu partidas do Flamengo em todas as competições que o clube disputou, com uma cobertura à altura da excelente campanha esportiva do clube. E nem por isso deixou de registrar cada nova notícia sobre a tragédia do Ninho do Urubu. Sempre com a isenção, a correção e o respeito que um acontecimento tão trágico exige de quem faz bom jornalismo.

Como aconteceu no caso de tantas outras tragédias e acontecimentos marcantes, o incêndio no Ninho do Urubu recebeu atenção total da equipe da Globo – assim como dos demais veículos. No dia 8 de fevereiro de 2019, a Globo alterou sua programação e não exibiu os programas ‘Mais Você’, ‘Bem Estar’ e ‘Encontro com Fátima Bernardes’. Durante os últimos 12 meses, acompanhou todos os desdobramentos do caso, sempre ouvindo as partes envolvidas. Foram inúmeras entrevistas e dezenas de matérias sobre o assunto ao longo do ano, exibidas nos telejornais e programas da Globo. Todas estão disponíveis no Globoplay. A Globo não mistura jornalismo e negócios. Nosso compromisso é com a divulgação isenta das informações do interesse do público”.