Flamengo faz nota de repúdio à declaração de Faustão “inadmissível do ponto de vista moral e ético”

De acordo com a diretoria, ao que aparenta, a fala do apresentador foi feita devido a "interesses comerciais não atendidos"

Por Bruno Almeida

(Foto: Reprodução Tv Globo)

No último domingo (09/02), um dia depois de completar um ano do incêndio do Ninho do Urubu, que matou 10 jovens atletas da base do Flamengo, o apresentador Fausto Silva fez uma declaração em rede nacional na Globo, no programa “Domingão do Faustão”, em que criticou o comportamento da diretoria do rubro-negro, tanto a atual como a anterior, no caso da tragédia.

“É inadmissível, indecente, o comportamento dos dirigentes do Flamengo. Diretoria anterior e diretoria atual, no caso da tragédia dos meninos. São 10 mortes naquele incêndio no Centro de Treinamento. O problema não é o dinheiro, porque dinheiro algum vai trazer de volta os filhos, as famílias que perderam crianças de 13 a 14 anos. O problema é, principalmente, caráter. Ter a sensibilidade, ter um pouco de humanismo, que é uma coisa que desapareceu nos dias de hoje.”, disse o apresentador.

Faustão também ressaltou o movimento das torcidas organizadas que estava programado para a última segunda-feira (10/02). O objetivo da manifestação era cobrar a diretoria sobre este caso. Mas, devido as fortes chuvas que aconteceram no Rio, acabou adiado,

“Não é estarrecedor, um ano depois, (não ter) sequer uma homenagem? Claro que todas as famílias têm todo o direito a uma indenização. Mas ficam esses dirigentes, que felizmente não representam o clube, que é muito maior. E agora, as 6 maiores torcidas organizadas do Flamengo iniciam amanhã um movimento para pressionar a diretoria. Para conscientizar, se é que ainda da tempo, para que eles peçam desculpas. Porque, como é que esses dirigentes do Flamengo conseguem olhar o filho, olhar o neto, com as atitudes que eles tomam, sem nenhum respeito ao cidadão? Sem nenhum respeito a quem perdeu crianças, como é o caso dessa tragédia. É revoltante em todos os aspectos.”

Em nota oficial publicada na noite desta segunda-feira, a diretoria do Flamengo criticou a fala do apresentador. No comunicado, o rubro-negro listou o que já fez em relação aos atingidos pelo incêndio, destacando que já pagou 19 famílias e meia das 26, além de estar pagando ajuda de custo mensal a todas e disponibilizando assistência médica, pedagógica, psicológica e social para as vítimas e seus familiares. No final, o clube diz que parece que a fala foi feita devido a falta de acordos comerciais com a emissora.

“Todos estes pontos poderiam ser facilmente levantados pela equipe de produção da Rede Globo de Televisão antes das acusações. Como isto não foi feito, infelizmente nos leva a crer que tamanha agressividade tem como pano de fundo interesses comerciais não atendidos e que se sobrepõem ao trabalho de informar corretamente aos telespectadores.”, diz a nota.

O clube ainda ressalta que acredita que a fala de Faustão é antiética.

“Isto, ao nosso ver, constitui abuso de direito e tentativa de indução negativa da opinião pública, algo inadmissível do ponto de vista moral e ético.”

Confira a nota completa

Posicionamento do Clube de Regatas do Flamengo a respeito da fala do Sr. Fausto Silva – Rede Globo de Televisão

Na noite do último domingo (9/02), durante o programa Domingão do Faustão, da Rede Globo de Televisão, o apresentador Fausto Silva acusou, de forma leviana e inconsequente, as diretorias (passada e atual) do Clube de Regatas do Flamengo de agirem de forma desrespeitosa nas negociações com as famílias das vítimas do incêndio no Ninho do Urubu.
Mostrando seu total desconhecimento sobre o caso, o apresentador da Rede Globo, sob a desculpa de apoiar uma possível manifestação de torcedores – hoje cancelada – destilou uma série de acusações infundadas que, além de atacar a honra dos dirigentes, acabaram também por atingir a imagem da instituição Flamengo.
O apresentador Fausto Silva desconhece, ou preferiu omitir, todo o trabalho que o Flamengo tem feito para minimizar os efeitos desta que foi a maior tragédia do Clube em seus 124 anos de existência:
– Não falou que 19 famílias e meia, das 26 atingidas pela tragédia, já entraram em acordo no que diz respeito às indenizações.
– Que o Flamengo, desde o primeiro momento da tragédia, trouxe familiares de todas as vítimas para o Rio de Janeiro e os hospedou em um hotel para que pudessem acompanhar de perto as apurações das autoridades competentes. O mesmo aconteceu com as famílias residentes no Rio de Janeiro.
– Que, por iniciativa própria, o Clube pagava, desde fevereiro de 2019, uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 5 mil, ou seja, seis vezes maior do que a média que os atletas recebiam. Desde o fim do ano passado o valor pago pelo clube passou para R$ 10 mil.
– Que, desde o primeiro momento, o Flamengo disponibiliza assistência médica, pedagógica, psicológica e social para as vítimas e seus familiares.
– Que o Flamengo ofereceu a todas as famílias um valor muitas vezes superior ao que a Justiça brasileira costuma determinar em casos como este.
– Que o Clube mantém sim contato com as famílias, inclusive por meio dos advogados constituídos por elas próprias para representá-las.
Por fim, o Flamengo reitera que sempre esteve – e continua – à inteira disposição das famílias para o diálogo e assim seguirá até que todas sejam indenizadas de forma justa.