Vasco emite Nota Oficial sobre demissões e ação do MPT - Super Rádio Tupi
Conecte-se conosco
x

Esportes

Vasco emite Nota Oficial sobre demissões e ação do MPT

Clube diz que negociou com SindClubes e colocou em dia os salários dos demitidos

Publicado

em

Compartilhe
google-news-logo
FOTO: Rafael Ribeiro/Vasco

FOTO: Rafael Ribeiro/Vasco

O Vasco da Gama se pronunciou a respeito de uma ação do Ministério Público do Trabalho que pede a justiça a readmissão de 186 funcionários demitidos em março deste ano e uma multa de R$ 5 milhões ao clube por descumprir normas rescisórias  trabalhistas.

Veja Nota Oficia:

Diante da notícia veiculada hoje sobre a propositura, pelo Ministério Público do Trabalho, de uma ação civil pública contra o Club de Regatas Vasco da Gama questionando a demissão de 186 funcionários, da qual o Clube sequer foi citado e não tem conhecimento dos seus termos, o CRVG vem esclarecer que a referida ação, pelo o que foi noticiado, parte da equivocada premissa de que o Clube não teria discutido com o sindicato da categoria previamente às demissões. Ao contrário, desde o início do processo o CRVG sentou-se à mesa com o Sindeclubes para alinhar todos os passos que seriam tomados em relação às demissões, antes de sua realização.

Nesse sentido, após diversos contatos telefônicos e por e-mail para tratar do tema, o CRVG reuniu-se com representantes do Sindeclubes em São Januário, previamente às demissões, para ajustar todos os procedimentos dessa decisão que seria tomada. Naquela oportunidade, o CRVG expôs ao Sindeclubes a delicada situação financeira do Clube, decorrente não só de históricas e conhecidas ineficiências, mas também da brusca redução de receita em razão da pandemia da Covid-19 e, principalmente, da queda para a Série B.

O cenário era – e continua sendo – incontestável: o CRVG não teria condições de manter em dia os salários de seus empregados se não houvesse uma grande redução na folha de pagamento, de modo a adequar os custos ao nível das receitas. Foi uma decisão difícil, mas vital para preservar o funcionamento do Clube e as condições de trabalho dos seus funcionários e colaboradores. Sem isso, o CRVG continuaria indefinidamente no ciclo vicioso de aumento da dívida e salários atrasados, com graves consequências para viabilidade de suas operações.

O Sindeclubes, reconhecendo o delicado momento do CRVG e do futebol brasileiro como um todo, colocou-se à disposição para negociar o parcelamento das rescisões, exigindo, contudo, que o Clube colocasse em dia os salários de todos os empregados que seriam demitidos. E assim foi feito. Previamente aos desligamentos, o CRVG fez um grande esforço financeiro para pagar 4 (quatro) meses de salários atrasados a esses colaboradores, pagando também duas folhas em aberto aos funcionários que permaneceram. Além disso, o CRVG contratou uma empresa para ajudar na recolocação de todos os que deixavam o Clube.

A proposta de acordo coletivo de trabalho para pagamento das rescisões foi então enviada ao Sindeclubes, e seria submetida à assembleia dos credores logo em seguida, não fosse a paralisação das atividades imposta pelo Decreto Rio 48.622, de 22/03/2021, em razão do agravamento da pandemia, o que resultou no adiamento da convocação dessa, conforme nota conjunta publicada pelo CRVG e pelo Sindeclubes em 25/03. Tal proposta prevê o pagamento das rescisões de forma parcelada, de acordo com o valor do crédito de cada funcionário, quitando-se todo o saldo em aberto até o final de 2023, dentro do mandato da atual gestão. Com a retomada das atividades após o período de paralisação, o acordo foi submetido à assembleia do Sindeclubes, instalada ontem, 12/04/2021, e prevista para se encerrar amanhã, 14/04/2021.

Ressalta-se que em menos de três meses de gestão a atual diretoria do CRVG já quitou 5 (cinco) folhas de pagamento, e trabalha para superar, de uma vez por todas, a histórica inadimplência do Clube com suas obrigações.

Oportunamente, após sua citação na ação civil pública, o CRVG prestará todos os esclarecimentos necessários à Justiça do Trabalho.

O CRVG reafirma seu apreço a todos os funcionários que serviram ao Vasco da Gama com grande dedicação e o seu compromisso de pagar todas as rescisões dos empregados que foram demitidos. O Clube está implementando um processo de profunda reestruturação administrativa com vistas a assegurar a viabilidade do Clube nesse grave momento enfrentado pela indústria do futebol e pela sociedade brasileira como um todo.

A diretoria jurídica acompanha todo processo e diz que o SindClubes negociou o tempo todo com o Vasco da Gama.

 

Publicidade

Em alta

Mãe e filha coletam 8 mil garrafas de vidro e constroem uma casa no litoral de sete cômodos em dois anos Mãe e filha coletam 8 mil garrafas de vidro e constroem uma casa no litoral de sete cômodos em dois anos
Entretenimento14 minutos atrás

Mãe e filha coletam 8 mil garrafas de vidro e constroem uma casa no litoral de sete cômodos em dois anos

🍾 O lixo espalhado pela ilha virou parede, luz e moradia Edna Dantas e Maria Gabrielly recolheram milhares de garrafas...

Os adolescentes que cresceram sem redes sociais nos anos 90 não desenvolveram apenas privacidade, mas uma identidade emocional que a geração exposta raramente consegue sustentar Os adolescentes que cresceram sem redes sociais nos anos 90 não desenvolveram apenas privacidade, mas uma identidade emocional que a geração exposta raramente consegue sustentar
Entretenimento34 minutos atrás

Os adolescentes que cresceram sem redes sociais nos anos 90 não desenvolveram apenas privacidade, mas uma identidade emocional que a geração exposta raramente consegue sustentar

Será que crescer sem redes sociais nos anos 90 moldou pessoas com uma base emocional mais firme? A ideia circula...

Mundo Corporativo44 minutos atrás

VerSprite lança Fork e Knife: Metodologia de ameaças orientada por IA e testes adversários criados para a velocidade do software moderno

Impulsionada pela metodologia PASTA, centrada em riscos, e por duas décadas de segurança ofensiva credenciada, a plataforma integrada permite que...

Alecrim é resistente a quase tudo, mas é melhor não plantá-lo perto desta planta no jardim Alecrim é resistente a quase tudo, mas é melhor não plantá-lo perto desta planta no jardim
Entretenimento54 minutos atrás

Alecrim é resistente a quase tudo, mas é melhor não plantá-lo perto desta planta no jardim

O alecrim é uma erva aromática resistente, perfumada e muito usada em jardins, hortas domésticas e vasos de cozinha. Mesmo...

Colocar sal no vaso sanitário à noite antes de dormir: para que serve e por que você deve fazer isso toda semana Colocar sal no vaso sanitário à noite antes de dormir: para que serve e por que você deve fazer isso toda semana
Entretenimento1 hora atrás

Colocar sal no vaso sanitário à noite antes de dormir: o truque perfeito e por que você deve fazer isso toda semana

Já pensou em jogar sal no vaso sanitário antes de apagar a luz? Esse truque caseiro circula cada vez mais...

Carros elétricos que foram vendidos no Brasil e já saíram de linha Carros elétricos que foram vendidos no Brasil e já saíram de linha
Automobilismo1 hora atrás

Carros elétricos que foram vendidos no Brasil e já saíram de linha

O mercado de carros elétricos cresceu rapidamente nos últimos anos no Brasil, mas nem todos os modelos conseguiram permanecer em...

Lavar os pés com açúcar e limão: por que muita gente recomenda esse cuidado e quando é melhor fazer Lavar os pés com açúcar e limão: por que muita gente recomenda esse cuidado e quando é melhor fazer
Entretenimento2 horas atrás

Lavar os pés com açúcar e limão: por que muita gente recomenda esse cuidado e quando é melhor fazer

Lavar os pés com açúcar e limão virou um cuidado caseiro conhecido por quem busca pele mais lisa, sensação de...

A psicologia explica por que muitos idosos não encontram felicidade após a aposentadoria A psicologia explica por que muitos idosos não encontram felicidade após a aposentadoria
Entretenimento2 horas atrás

A psicologia explica por que muitos idosos não encontram felicidade após a aposentadoria

Para muitas pessoas, a aposentadoria representa o início de uma fase de descanso e liberdade. No entanto, a realidade nem...

Morador de 40 anos monta torre de "rádio pirata" com panelas, arames e sucata no topo de uma caixa d'água e acaba parado pela Anatel após interferir em comunicações de aeroporto Morador de 40 anos monta torre de "rádio pirata" com panelas, arames e sucata no topo de uma caixa d'água e acaba parado pela Anatel após interferir em comunicações de aeroporto
Entretenimento2 horas atrás

Morador de 40 anos monta torre de “rádio pirata” com panelas, arames e sucata no topo de uma caixa d’água e acaba parado pela Anatel após interferir em comunicações de aeroporto

Você imagina uma rádio pirata feita de panela velha, arame e sucata no topo de uma caixa d’água? Foi exatamente...

Como era aprender sem internet fazendo trabalho à mão com pesquisa, capricho e paciência Como era aprender sem internet fazendo trabalho à mão com pesquisa, capricho e paciência
Entretenimento2 horas atrás

Como era aprender sem internet fazendo trabalho à mão com pesquisa, capricho e paciência

Durante boa parte dos anos 1990 e início dos anos 2000, aprender sem internet era a realidade de grande parte...

Publicidade