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Rio

Confira: Capacitação grátis para população de Mangaratiba e Itaboraí

Curso Criar Jogos EAD: de graça, aluno pode realizar formação em até 80 dias, obter certificado para mercado de trabalho, além de adquirir experiência para conhecer profissão do futuro. E mais: aulas contam com intérprete de Libras

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Foto Destaque: Erick Mídias

O Instituto Burburinho Cultural vem somar na área de Educação para capacitar pessoas de 12 a 29 anos em desenvolvimento de games, atividade que vai muito além do entretenimento quando o assunto é mercado de trabalho.

O projeto Criar Jogos capacita o aluno para trabalhar em variadas funções no mercado de trabalho CLT, como menor aprendiz ou o jovem adulto iniciar o próprio negócio. São 300 vagas disponíveis para Mangaratiba e 300 vagas disponíveis para Itaboraí. O encerramento das matrículas é dia 1º de março.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.criarjogos.com.br. As aulas têm intérprete de Libras e mentores online em tempo integral para esclarecer dúvidas dos estudantes. São apenas 2 meses e meio para obter certificação. Tudo 100% de graça e não tem cobrança de material ou pré-requisito. Além de ensinar de forma acessível, o curso proporciona letramento digital para ampliar o acesso à tecnologia nas periferias.

Ao se matricular no Criar Jogos EAD o aluno estuda Animação 2D, Edição de Som para Jogos, Roteirização e Narrativa, dentre vários outros módulos e conteúdos. A Burburinho Cultural é pioneira no segmento socioeducativo de iniciação à tecnologia de games. Seja na indústria audiovisual, no setor de e-Sports ou no mercado corporativo, a empregabilidade cresce exponencialmente.

No polo presencial que ocorreu na Biblioteca Parque Estadual do Rio, no segundo semestre de 2023, o estudante Antônio Alexandre, 15 anos, morador da Mangueira, foi um dos destaques com a criação do primeiro jogo de uma trilogia, nas palavras dele mesmo.

“Esse primeiro jogo, o Mobi, é destinado a crianças de 4 a 6 anos, visando estimular o raciocínio lógico. No roteiro, o parkour (atividade em que a pessoa transpõe sozinha obstáculos) é o que vai apresentando os desafios para passar de fase. Eu quero cursar jornalismo na faculdade, mas essa experiência no Criar Jogos está sendo fundamental porque me possibilita experiências diferentes”, conta. Antônio é estudante do 2º ano do Colégio Estadual Professor Ernesto Faria.

Híbrido, com polos presenciais e EAD, o projeto Criar Jogos é nacional. É viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BASF, Kinross, Grupo Boticário, BRQ, Sicredi, DataPrev, parceria da Visão Coop e realização da Burburinho Cultural e Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução, Governo Federal.

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